Nascimento

Amor em dose tripla

As trigêmeas Luara, Dandara e Luana nasceram nesta semana. É o segundo caso de múltiplos de três no HUSFP em 2021

Divulgação -

Elas são bem parecidas, com seus cabelos castanhos e rostinhos encantadores. Luara, Dandara e Luana formam o novo trio que vem para alegrar a vida dos papais Caroline Coelho, 29, e Edenilson da Silva Machado, 36, e complementar a alegria das manas Kamily, de nove anos, e Isabelly, de seis.

As trigêmeas, duas delas idênticas, nasceram na quarta-feira (13) no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Com uma gestação de 32 semanas, o peso e a saúde das três são considerados muito bons. Elas são o segundo caso registrado neste ano de trigêmeos no hospital. O primeiro foi no começo do mês de setembro.

Com seis semanas, na hora do primeiro ultrassom, tudo parecia estar dentro do planejado pela família, que até então aumentaria de quatro para cinco integrantes. Já na 12ª semana houve a necessidade de um novo exame de imagem e a revelação: a gestação era de múltiplos - e não só dois, mas sim três. Daquele momento em diante, a família Coelho Machado então passava a ser contabilizada em duas mãos.

Caroline e Edenilson contam que a primeira reação foi o natural choque. Apesar de ter gêmeos na família, nem passava pela cabeça da dona de casa ser contemplada com o que pode-se chamar de “loteria”, afinal uma gestação natural de trigêmeos é considerada rara. Conforme a ferramenta de informações médicas UpToDate, nos Estados Unidos, por exemplo, ocorre a cada oito mil nascimentos.

Passado o susto, a família conta que está com tudo preparado para receber o trio em casa, no loteamento Pestano. Amor, eles garantem, não faltará.

O parto

As meninas vieram ao mundo por meio de cesariana. Conforme a chefe da Maternidade do HUSFP, Carla Marchionatti, apesar da gestação de múltiplos, que por si só é considerada de alto risco, foi um parto tranquilo e sem intercorrências.

A médica comenta que a gestação trigemelar (três bebês) aumentou com o início da fertilização assistida, passando de uma a cada 2.083 para uma a cada 849 nascimentos. Contudo, no caso dos dois partos atendidos em um intervalo de 30 dias no hospital, ambas engravidaram de forma natural. Entre os fatores para gestações de múltiplos podem ser citados, além do histórico familiar, tratamentos de infertilidade aliados à idade materna avançada.

Colaboração

Quem quiser contribuir com a doação de fraldas para o trio pode entrar em contato com a Comunicação do HUSFP pelo telefone (53) 2128-8368. Carrinhos de bebês também são muito bem vindos, pois atualmente a família conta com apenas um. Os chamados “mijões” (aquelas calças usadas por baixo das demais roupas) também podem ser uma opção para quem quiser ajudar, afinal, serão três pares de pernas para compartilhar as roupas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Uma doação  de esperança Anterior

Uma doação de esperança

Pelotas registra mais dois óbitos por Covid-19 Próximo

Pelotas registra mais dois óbitos por Covid-19

Deixe seu comentário